Atualização da ADA (Americam Dietetic Association) sobre Dietas Vegetarianas

dreduEste mês a ADA (Americam Dietetic Association) publicou uma atualização em seu parecer sobre Alimentação Vegetariana. Leia abaixo uma tradução do resumo.

A posição da American Dietetic Association é que dietas vegetarianas apropriadamente planejadas, incluindo dietas veganas, são saudáveis, nutricionalmente adequadas, e pode promover benefícios a saúde na prevenção e tratamento de certas doenças.

Dietas vegetarianas bem planejadas são apropriadas durante todos os estágios da vida, incluindo gravidez, lactação, infância, idade escolar e adolescência e também para atletas.

Dieta vegetariana é definida como aquela que não contem carne de nenhuma espécie e produtos que a contenham.

Este artigo analisa os dados atuais relacionados aos principais nutrientes para os vegetarianos, incluindo proteínas, ácidos graxos n-3, ferro, zinco, iodo, cálcio e vitaminas D e B-12. Uma dieta vegetariana pode responder às atuais recomendações para todos estes nutrientes.

Em alguns casos, suplementos ou alimentos fortificados podem fornecer quantidades significativas de nutrientes importantes. Uma revisão baseada em evidências mostra que dietas vegetarianas podem ser nutricionalmente adequada durante a gravidez com resultado positivo na saúde materna e infantil.

Os resultados de uma análise baseada em evidências mostram que uma dieta vegetariana esta associada a um menor risco de morte por doenças isquêmicas do coração. Vegetarianos também parecem ter menor um colesterol LDL, pressão arterial mais baixa, e menores taxas de hipertensão e diabetes do tipo 2 do que não vegetarianos. Além disso, vegetarianos tendem a ter um menor índice de massa corporal (IMC) e menores taxas de câncer. Características de uma dieta vegetariana que podem reduzir risco de doença crônica incluem menor ingestão de gordura saturada e colesterol e maior ingestão de frutas, legumes, cereais integrais, nozes, produtos de soja, fibras e fitoquímicos. A variabilidade das práticas entre dieta vegetariana faz avaliação individual de adequação dietética essencial.

Para avaliar a adequação dietética, profissionais da área de alimentos e nutrição (nutricionistas) podem desempenhar papéis fundamentais na educação de vegetarianos acerca das fontes de nutrientes específicos, aquisição e preparação dos alimentos, modificações dietéticas e de satisfazer as suas necessidades.

FONTE: http://www.eatright.org/ada/files/VegetarianPositionFINAL.pdf

--
Dr. Eduardo Fraccarolli Buriola
Nutricionista (crn 27322)
Proprietário da Emporium Alimente
Filiado a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN
Filiado ao Slow Food Brasil
Conselheiro Nacional da Sociedade Vegetariana Brasileira - SVB

Compartilhe
  • Acessos 7017
Somos Embaixadores da Happy Cow para Florianópolis SC


Embaixador
HappyCow.com

Somos filiados a:

   

Seja a mudança que você quer ver no mundo.

Mahatma Gandhi