Nós e os outros animais: especismo, veganismo e educação ambiental


paula-brugger1Neste artigo são apresentados alguns fundamentos epistemológicos para a construção de uma educação ambiental (EA) crítica, explorando as fronteiras entre EA e paradigmas não-antropocêntricos como parte de uma reflexão transformadora da relação sociedade-natureza. Os argumentos desenvolvidos mostram que, no âmbito de uma nova perspectiva genuinamente não-antropocêntrica, devemos considerar os interesses dos animais não-humanos não apenas por questões de ordem ética tout court - ou seja, pelo seu valor intrínseco como ?sujeitos de uma vida? -  mas também porque essa nova postura traria resultados positivos no que tange à sustentabilidade em suas diversas dimensões. Para tanto, discute-se a interface entre EA e os conceitos de especismo e veganismo ? ligados ao ideário do chamado ?abolicionismo animal? - como conceitos-chaves para a construção de uma ética ecocêntrica.

Palavras-chaves: Relação entre animais humanos e não-humanos. Ética. Paradigmas educacionais.


Abstract


This article presents some epistemological assumptions to build a critical environmental education (EE) by discussing the boundaries between EE and non-anthropocentric paradigms as part of a transforming reflection regarding our relationship with nature. The arguments show that in the realm of a new and genuine non-anthropocentric perspective we should consider the interests of non-human animals not only because of ethical reasons ? for they are bearers of intrinsic value and ?subjects of a life? - but also because this new attitude would unravel positive consequences concerning sustainability in its most distinct dimensions. To accomplish that, there is a discussion on the interface between EE and the concepts of speciesism and veganism ? both linked to the so called ?animal abolitionism? ? as key-concepts to build an ecocentric ethics.

O artigo está disponível em http://www.fe.unb.br/linhascriticas/artigos/n29/nos_e.pdf

BRÜGGER, Paula. Nós e os outros animais: especismo, veganismo e educação ambiental. Linhas Críticas, Brasília, v. 15, n. 29; jul./dez, 2009: 197-214.

Key-words: Relationship between human and non-human animals. Ethics. Educational paradigms.

Fonte: www.vegetarianismo.com.br

 

Compartilhe
  • Acessos 6732